Projetos | Projects

Paramentos litúrgicos em acervos eclesiásticos:
estudo sobre a circulação de tecidos no Estado de São Paulo entre 1750-1830

RESUMO: Pesquisa que objetiva o estudo dos paramentos litúrgicos em acervos eclesiásticos para analisar o processo de circulação dos tecidos no Estado de São Paulo, entre os anos de 1750 a 1830. A partir do levantamento inicial realizado no Acervo Histórico-Artístico da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência da Cidade de São Paulo, em 2010; da pesquisa sobre têxteis para a mostra itinerante Vestes Sagradas, em 2011; de visitas técnicas em museus portugueses e espanhóis nos anos de 2012 e 2013, como o Museu de Nacional de Arte Antiga, em Lisboa; a Catedral de Sevilha, em Sevilha, entre outros, houve a preocupação em compreender a situação destes acervos, tendo como ponto inicial para estudos os acervos localizados na cidade de São Paulo, sendo o primeiro deles o Acervo Histórico-Artístico da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência da Cidade de São Paulo. A expansão da pesquisa está condicionada a verificação das diversas conexões a serem comprovadas mediante o confronto com a documentação existente nestes acervos eclesiásticos e o resultado do levantamento bibliográfico, já em andamento. Desta forma, se vislumbra a elaboração de um banco de dados sobre indumentárias e têxteis litúrgicos, a ser disponibilizado para consulta ampla aos pesquisadores e demais interessado no assunto.
Palavras-chave: Indumentária litúrgica, têxteis litúrgicos, acervos de têxteis, circulação de tecidos.

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A Escola de Arte de Beuron e o Mosteiro de São Bento de São Paulo: estudo dos motivos decorativos, suas possíveis contribuições e implicações nas artes decorativas na cidade de São Paulo no início do século XX

RESUMO; Esta pesquisa tem como objetivo principal o estudo dos motivos decorativos em estilo beuronense presentes no complexo do Mosteiro de São Bento de São Paulo. Percebemos ser necessário o amplo estudo sobre a arte e estética da Escola de Arte de Beuron e a sua introdução na cidade de São Paulo, a partir da construção do novo complexo do Mosteiro, entre os anos de 1910 e 1912 e a sua decoração realizada de 1912 a 1922. Desta forma, buscaremos averiguar se houve a formação de um gosto, quais as possíveis contribuições e as implicações nas artes decorativas em São Paulo, tendo em vista a existência de objetos neste estilo fora do complexo beneditino. Compõem nosso corpus para estudo o conjunto pictórico e decorativo localizados na Basílica Abacial de Nossa Senhora da Assunção, o Colégio de São Bento e a Faculdade de São Bento; as vestes litúrgicas da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência da Cidade de São Paulo; o conjunto pictórico e decorativo localizados no Santuário Eucarístico Nossa Senhora da Penha; um fragmento de pintura da Igreja Nossa Senhora do Rosário, hoje pertencente ao Centro de Memória da UNICAMP. Lembramos que a bibliografia sobre esta escola de arte é praticamente nula em língua portuguesa, o que esperamos ampliar como parte da contribuição de nossos estudos a partir da parceria com outras instituições eclesiásticas, museológicas e universitárias nacionais e internacionais. 
Palavras-chave: Escola de Arte de Beuron, artes decorativas, igrejas paulistanas, acervos eclesiásticos.